quinta-feira, 4 de maio de 2017

Benefícios da Maca Peruana + Novidade


Olá Pessoal!

Dia de contar mais uma novidade aqui no blog!

Trouxe para vocês um post que não fui eu que fiz. 
Sim! Temos mais um colaborador por aqui: o Matheus Bertoluci (do blog: clickdietas.com.br )! 
E hoje ele falará sobre uma planta típica do Peru! É a:

Maca Peruana



A maca peruana, também conhecida como Ginseng Peruano ou Maca Andina, trata-se de um tubérculo e é parecido com um rabanete.
Apesar de só ter caído no gosto dos brasileiros há pouco tempo, é cultivada há mais de 3000 anos no Peru e já era conhecida da civilização Inca. Na região dos Andes ela é utilizada diariamente na dieta e é amplamente conhecida por ter fins medicinais.
Também se tornou conhecida por seu alto valor nutritivo. Ela contém diversos minerais como cálcio, ferro, magnésio, potássio, zinco e fósforo. Além disso, é rica em fibras e proteínas. E apesar de ser composta de 59% de carboidratos, a maca peruana possui poucas calorias, duas colheres da farinha feita com a planta possuem apenas 30 calorias.




Quais são os benefícios da maca peruana?
A planta se tornou conhecida no Brasil e no mundo nos últimos tempos por oferecer diversos benefícios a saúde de quem a consome, conheça abaixo alguns deles:

1. Ajuda no processo de emagrecimento
A maca peruana é de grande ajuda no processo do emagrecimento, pois é rica em fibras e, por isso, aumenta a sensação de saciedade e reduz o apetite.
Apesar disso, a maca peruana também é rica em carboidratos, por isso, para ajudar no processo de emagrecimento é preciso aliá-la a uma alimentação saudável e balanceada, do contrário, não se obterá o resultado esperado.
E ainda combate o inchaço corporal, ajudando, portanto, na redução de medidas.

2. Aumenta da libido e dá fertilidade
A maca peruana é amplamente conhecida por ter efeito afrodisíaco e, portanto, promover um aumento da libido. Num estudo realizado com homens entre 24 e 44 anos no Peru, também foi comprovado que a planta tem a capacidade de aumentar a quantidade de sêmen produzida quando é ingerida regularmente.
Mas não é só nos homens, que ela possui os efeitos descritos acima, segundo diversas pesquisas, nas mulheres a planta também tem o poder de aumentar a libido e os índices de fertilidade, sendo indicada, inclusive para mulheres que querem engravidar.

3. Prevenção e tratamento de diabetes
A ingestão da planta também é indicada na prevenção e no tratamento de diabetes. Segundo nutricionistas, por ter alto teor de fibras, a planta diminui a velocidade de absorção da glicose.
Acredita-se também que a planta tenha a capacidade de aumentar o poder de cicatrização do corpo, que é um dos principais problemas enfrentados por quem sofre de diabetes. Para ser utilizada com esse fim, no entanto, é muito importante que haja acompanhamento e indicação médica. Para que o paciente saiba, ao certo, qual a dosagem indicada e para que outros problemas de saúde sejam evitados.

4. Benefícios para o coração
A ingestão regular da maca peruana também faz bem para o coração. Isso acontece porque a planta possui altos níveis de Ômega 3, que tem a capacidade de regular o colesterol.
A planta também possui Ômega 9 que é responsável pela diminuição do colesterol ruim (LDL) e aumento do colesterol bom (HDL) no sangue.

5. Reforça a imunidade
A maca peruana também tem o poder de reforçar a imunidade de quem a ingere com regularidade. Ela é conhecida por ser uma planta adaptógena, ou seja, ela tem a capacidade de auxiliar na adaptação do corpo às condições adversas do ambiente e, por isso, é recomendada também para reforçar a imunidade.

6. Recomendada para o tratamento da anemia
A maca peruana também é rica em ferro e, portanto, sua ingestão pode tanto prevenir a anemia ferropriva (aquela causada pela deficiência de ferro no organismo) quanto tratá-la. Em apenas 100 gramas da planta já é possível ingerir a quantidade média necessária de ferro na dieta diária.

7. Alivia os sintomas da menopausa
Ela também tem a capacidade de aliviar os sintomas da menopausa, como o aumento da fadiga e as ondas de calor.
Isso acontece porque a maca peruana tem a capacidade de atuar na regulação dos hormônios femininos. O grande benefício de se utilizá-la para esse fim é que ela não possui todos os efeitos colaterais ocasionados pelos tratamentos hormonais convencionais.
Além disso, a planta também tem a capacidade de ajudar na prevenção da osteoporose e de proporcionar a manutenção da hidratação da pele, coisas importantes para mulheres nessa faixa de idade.

8. Aumento da energia e vigor
Além dos outros benefícios, a maca peruana também é conhecida por aumentar os níveis de energia e vigor. Os carboidratos complexos presentes na planta são excelentes para gerar mais vigor e energia.
O consumo regular é inclusive indicado e amplamente utilizado por atletas, pois pode acarretar em melhoras na performance esportiva.
Além disso, pesquisas realizadas com a planta também revelaram a diminuição do estresse, ansiedade, além do cansaço físico e mental quando ela é consumida com regularidade.

Preciso me preocupar com efeitos colaterais?
Sem dúvidas, outro grande benefício da utilização da maca peruana é a ausência de efeitos colaterais, já que por enquanto, em todas as pesquisas desenvolvidas, não se encontrou nenhum efeito colateral causado pela planta.
No entanto, o consumo da maca peruana deve ser realizado de acordo com a quantidade recomendada. Pois ao se consumir o produto em excesso, ela pode causar algum efeito indesejado sobre balanço hormonal, o que pode causar sérios danos à saúde.

Contraindicações
A maca peruana não é indicada para grávidas, lactantes e pessoas que possuam qualquer problema hormonal.
Além disso, ela não é indicada em casos de fibrose uterina, endometriose, câncer de mama, câncer nos ovários ou câncer no útero.

Como a maca peruana é consumida?
A maca peruana pode ser consumida de diversas formas, ao utilizar a planta in natura é possível incluí-la na preparação de várias receitas, como por exemplo, saladas, sopas, pratos quentes e até mesmo bebidas. Nesse caso, no entanto, na hora da preparação é preciso ter cuidado com a temperatura, que quando muito elevada pode fazer a planta perder seus nutrientes. 
Além disso, a planta também pode ser consumida em pó, que também pode ser acrescentado aos mais diversos pratos, como aqueles descritos acima. O pó da maca peruana é mais fácil de encontrar, pois hoje já é vendido em todo o Brasil e pode até mesmo ser comprado pela internet. 
Por último, hoje existem também suplementos feitos à base de maca peruana, que facilitam a inclusão da planta na dieta diária.

Para mais informações sobre a planta vocês podem procurar um especialista.

Ficou com dúvidas? Já conheciam essa planta e seus benefícios? Contem-me nos comentários!

Até o próximo post!
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desenvolvimento por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo